Sinopse
A faina do bacalhau atraía muitos homens e mulheres ao cais de bacalhoeiros da Gafanha da Nazaré. Num passeio pela cidade da Gafanha da Nazaré desde a antiga seca de bacalhau do Ribau até ao Jardim Oudinot recriaremos a saída das fábricas de transformação do peixe e da seca do bacalhau… E porque: "Quem vai p’ró Mar, avia-se em Terra!...", à chegada, poderemos retemperar as forças em boa companhia, partilhando a merenda e disfrutando dos sabores da nossa terra. E porque não há festa sem bailarico convidamos os participantes a dar um “pézinho de dança”. Olhe à sua volta e observe: a ria, o Navio Museu Santo André, o jardim… e descubra como demos vida aos velhos pedaços de bicicletas. Para mais tarde recordar, aproveite a moldura comemorativa da Volta ao Cais em Pasteleira Para participar, basta fazer a sua inscrição no Museu Marítimo de Ílhavo, apresentar-se com uma bicicleta “pasteleira”, um trajo antigo e uma lancheira bem recheada.
No domingo, dia 14 de agosto 2022, último dia de Festival do Bacalhau, as típicas bicicletas pasteleiras voltam a povoar as ruas da Gafanha da Nazaré e a ocupar o jardim Oudinot.
Com arranque marcado para as 17 horas, no cais bacalhoeiro, junto à Empresa Barents, o percurso segue pela Avenida José Estevão e termina com um piquenique e bailarico junto ao Navio-Museu Santo André.
Aos participantes será distribuído um kit composto por saco, crachá, caneca e tigela e uma senha para um lanche que incluí pão, patanisca, bebida e caldo verde.
Para entrar no espírito da “Volta ao Cais em Pasteleira” os participantes não podem dispensar a bicicletas-pasteleira, de preferência com o trajar à época e, quem quiser, pode trazer merenda para partilhar.
Chegados ao Festival do Bacalhau, e depois das forças retemperadas, o palco Bombordo acolhe o Bailarico “Volta ao Cais em Pasteleira” que encerra a iniciativa.
- Iniciativa de Museu Marítimo de Ílhavo e Associação Quinto Palco
Inscrição a partir de 2 de agosto - Ingressos podem ser levantados no Museu Marítimo de Ílhavo ou no Navio-Museu Santo André
Limite: 200 participantes ou até 12 de agosto
Preço: 5€
Mais informações: 234 329 990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt
Género: Passeio de "Pasteleira"
Duração: 20/25 minutos
Público-alvo: Participantes no Festival do Bacalhau inscritos
Lotação: 200 participantes